Quantidade de Páginas visitadas

Equipe Multidisciplinar
Fotos da visita na Aldeia Indígena de Shangri-lá, no dia 07/11/2012.



Índios Guaranis



Nome da Aldeia: "guaviraty" (aldeia dos araçás)

 
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
CONFECÇÃO DE ABAYOMI – 25/10/2012

ABAYOMI

A palavra abayomi tem origem iorubá, significando aquele que traz, felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso). O nome serve para meninos e meninas, indistintamente. Não se deve confundir com Abaiomi, também iorubá, de significado diverso.


 

O nome é comum na África, principalmente na África do sul, embora também seja encontrado com frequência até o norte da África, e mais raramente, no Brasil. No Brasil, além de nome próprio, designa bonecas de pano artesanais, muito simples, a partir de sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem o uso de cola ou costura e com mínimo uso de ferramentas, de tamanho variando de 2 cm a 1,50 m, sempre negras, representando personagens, de circo, da mitologia, orixás, figuras do cotidiano, contos de fada e manifestações folclóricas e culturais.

Boneca Abayomi

A história das Bonecas Abayomi, começou com Lena Martins, artesã de São Luiz do Maranhão, educadora popular e militante do Movimento de Mulheres Negras, que procurava na arte popular um instrumento de conscientização e sociabilização. Logo, outras mulheres, de várias gerações, vindas de vários movimentos sociais e culturais, aprenderam com ela, juntaram-se e fundaram no Rio de Janeiro a Cooperativa Abayomi, em dezembro de 1988, dando continuidade ao trabalho desde então.

A cooperativa estimula as relações de cooperação e generosidade, o fortalecimento da auto-estima e reconhecimento da identidade afro-brasileira de negros e descendentes, buscando superar as desigualdades de gênero, integrando a memória cultural brasileira.



O QUE NOS MOVE





O resultado de nosso trabalho só pode ser medido a longo prazo, Sim, precisamos de alguns anos para que nossos alunos descubram quem são: homens e mulheres maravilhosos, critícos, conscientes do que querem e da sua importância em nossa comunidade.

Por isso hoje temos a satisfação de dar os parabéns a todos que tiveram êxito nos vestibulares e concursos públicos e aqueles que stão à procura de seus caminhos. Também queremos dar os parabéns aos familiares que junto a nós são responsáveis por suas conquistas.

E, finalmente, agradecemos as alunas:

- Thaís -

- Fernanda -

- Cacia -

Pelas homenagens e lindas flores!
3º Encontro dos alunos do CELEM


Alunos CELEM
Cosntituições Brasileiras
Primeira Constituição Republicana Brasileira -1891



Esta apresentação é parte integrante de um seminário sobre Constituições Brasileiras dentro de um contexto mais amplo - a formação do Estado Nacional Brasileiro. Neste trabalho, apresentado em maio de 2011, pelos alunos do Colégio Estadual Profª Sully da Rosa Vilarinha, terceiro ano, turma "A", do ensino médio, cada equipeficou responsálvel por uma das Constituições.



http://www.youtube.com/watch?v=AcS-hyKN2cc

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR





Trabalho referente Abolição da Escravatura


TRABALHO DE INGLÊS ALUNOS DO 2º ANO A, PROFª ANA PAULA



cartazes
CLUBE DE CIÊNCIAS
Voluntariado em Antonina



Entrevista RPC - Globo Comunidade
MENSAGEM DA DIREÇÃO
C. E. PROFª. SULLY R. VILARINHO

Direção, Equipe Pedagógica, Professores e Funcionários
Atividades de prevenção da Gripe A H1N1 no Colégio Sully




ARTE ABSTRATA


PROFESSORES: Enviar fotos de trabalhos, relatórios, para publicar no Site ALUNOS: Enviar fotos relacionado ao Colégio para publicar no Site!!

















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito